Google+ Sede do Controle (Portal do 86): Biografias

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Biografias




Don Adams

Nome de batismo, Donald James Yarmy, em Nova Iorque, no dia 13 de abril de 1923, filho de judeu-húngaro gerente de uma pequena rede de restaurantes no bairro do Bronx, o jovem Don gostava de faltar às aulas para ir ao cinema. O sobrenome Adams ele herdou do casamento com sua primeira esposa, Adelaide Adams.

O grande pulo na carreira, veio com o desastrado Maxwell Smart, em o Agente 86. Causou sucesso estrondoso, rendendo-lhe várias indicações a prêmios como o Globo de Ouro e o Emmy, sendo que, nesse último, ganhou três vezes consecutivas na categoria de melhor ator de séries cômicas. Mesmo com o final da série, ficaria ligado para sempre ao personagem.

Faleceu em 25 de setembro de 2005, em Los Angeles, de complicações recorrentes de um câncer de pulmão. Ele sempre dizia nas entrevistas que não se importava por ter feito apenas um papel de sucesso na televisão, seu propósito como comediante era, antes de tudo, fazer o telespectador rir.

Maxwell Smart, O Agente 86 está sempre pronto para enfrentar todos os tipos de problemas, a serviço da agência secreta CONTROLE, combate com destreza e uma série de trapalhadas bem sucedidas os casos mais complicados e cabeludos, seu maior oponente é Siegfried, agente nazista da organização KAOS, mas Max conta com o apoio permanente da agente 99, do Chefe e de uma série de apetrechos malucos, como o inusitado Sapato-fone.



Barbara Feldon

Nome artístico de Barbara Hall, nasceu em Bethel Park, PA, no dia 12 de março de 1932, formou-se no Carnegie Institut of Technology em 1955, com bacharelado em artes cênicas, pouco depois de ter ganhado o grande prêmio em The $64,000 Question na categoria William Shakespeare, um programa no qual ela respondia a perguntas sobre a vida do escritor inglês.

Em 1965, teve um papel de destaque no show matinal The Man From U.N.C.L.E., no episódio The Never - Never Affair, no qual ela interpretava uma tradutora de português para a UNCLE, que desejava mais excitação na sua vida. Tornou-se mundialmente famosa ao interpretar a agente 99.

Em 2006, participou dos comentários do aguardado DVD da série Get Smart, sendo a única participante do elenco principal ainda viva.

Agente 99 parceira fiel de Max, charmosa e cheia de encantos, salvou a pele do agente muitas vezes, entregava-se totalmente a este, jogando charme e demonstrando ser uma mulher apaixonada e dedicada, tanto encanto custou a fazer efeito, depois de muitas esperas frustradas ambos se beijam pela primeira vez no 1º episódio da 4º Temporada e se casam logo no 9º desta mesma. Suas armas secretas são: Escova de Cabelos-fone, Estojo de Maquiagem Transmissor entre outros.



Edward  Platt

Nasceu em Staten Island, no dia 16 de fevereiro de 1916, estudou na Universidade Princeton, estudou música na Juilliard School, com a intenção de seguir uma carreira como cantor de ópera.

Em 1955 ele apareceu em Rebelde Sem Causa estrelado por James Dean, retornou para a Broadway em 1958 com o musical Oh, Capitão! desempenhando um papel romântico. Ao aceitar o papel de "Chefe", acabou marcando para sempre sua carreira. Teve como causa morte, um ataque cardíaco, no dia 19 de março de 1974, aos 58 anos.

Em Agosto de 2007, um suposto filho, declarou que Platt havia se suicidado, motivado por uma forte depressão e dificuldades financeiras. Deixou quatro filhos de dois casamentos, suas cinzas foram espalhadas no mar.

O Chefe como diz o nome é a autoridade maior da aagência CONTROLE, determina todas as ações de Max e 99, totalmente enérgico e certo de suas decisões, mas que as vezes arrepende-se totalmente de designar 86 para certas missões, detesta quando Smart o convoca para conversar secretamente no cone do silêncio.



Robert Karvelas

Nasceu em Nova York, no dia 03 de abril de 1921, cresceu em Charleroi, na Pensilvânia. Filho de descendente de irlandeses e pai de gregos. Sua mãe era irmã da mãe Don Adams, o que os tornava primos. Karvelas foi campeão de boxe, serviu a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o desejo de ter seu primo próximo, Don Adams convidou-o para participar da série, como o agente Larabee. Com o cancelamento de o Agente 86, ainda fez algumas participações em especiais de televisão, até encerrar a carreira em 1976. Karvelas faleceu no dia 05 de dezembro de 1991.

Larrabee é o secretário direto do Chefe, um tanto quanto atrapalhado, em muitos casos acabava enrolando-se e complicando as situações mais simples. Uma de suas marcas é a indiscrição e a impossibilidade de seguir as regras impostas pela agência a qual serve, o CONTROLE. Diferente dos outros agentes não possui um número de identificação.



Dave Ketchum

DAVE KETCHUM, nasceu em 04 de fevereiro de 1928, na cidade de Quincy, Illinois, Estados Unidos, teve uma bem sucedida carreira como ator em programas de humor durante os anos 70, também era um exímio escritor e diretor, durante a série ficou conhecido como o Agente 13 e por surgir sempre nos locais mais inesperados.

Agente 13 é sem dúvida o que passa os maiores sufocos a serviço do CONTROLE, aparece nos lugares mais inusitados e praticamente impossíveis a uma pessoa comum como: caixas de correio, armários, cofres entre outros. Embora muito importante para o sucesso de algumas missões, sente-se muito desprezado pela agência e reclama publicamente pela impossibilidade de progredir na carreira.



Victor French

Nasceu em Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, no dia 04 de dezembro de 1934. Ator, especializou-se em filmes de western. Foi o primeiro agente 44, participando de cinco episódios da primeira temporada. Sua primeira aparição foi, no entanto, como um agente de seguros em Chefes Demais, 11º episódio da primeira temporada. Morreu de câncer em 15 de junho de 1989.

Agente 44 devido aparecer em lugares também impróprios, aproxima-se ao perfil do agente 13, suas lamentações partem dos maus tratos desferidos pelo Chefe, o que o faz chorar constantemente, invocando as mesmas penúrias do colega, a falta de objetivos na Agência pela inconformidade de nunca conseguir uma promoção.



Dick Gautier

Nasceu em Culver City, Califórnia, Estados Unidos, no dia 30 de outubro de 1931. Ator, escritor e desenhista de histórias em quadrinhos. Depois de sair da Marinha, dedicou-se a comédia mudando-se para Nova York, onde foi chamado para o elenco original do espetáculo Bye, Bye Birdie da Broadway. Voltando para a Califórnia iniciou uma muito bem sucedida carreira na televisão e filmes, onde interpretou o agente robô Hymie em o Agente 86.

Hymie é um robô criado pela KAOS para sequestrar Max e o Dr. Shotwire, mas apesar de sua aparência rude, ele tem um coração bom, ao ser confundido com um agente iniciante do CONTROLE é bem tratado por Max o que o sensibiliza, voltando-se contra seus criadores, o ser cibernético e reprogramado e passa a prestar serviços então ao CONTROLE.



Bernie Kopell

Nasceu no Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, em 21 de junho de 1933, interpretou Alan Dale em When Things Were Rotten, Jerry Bauman em That Girl e Siegfried, um agente nazista e maluco a serviço da organização KAOS em o Agente 86, entre outros, também atuou em alguns episódios de A Feiticeira, como no episódio 239, na pele do bruxo Alonzo.

Seigfried é um nazista que presta serviços para KAOS, inimigo direto de Max, assassino, maníaco e traiçoeiro, diz ter partido para o lado negro após sua mãe recusar-se a lhe comprar um trenó quando pequeno, dono de um sotaque alemão arrastado, possui uma enorme cicatriz na rosto, tem como amigo Shtarker que chama quando está furioso de "mulherzinha".



King Moody

Nasceu na cidade de New York, em 06 dezembro de 1929, conhecido por participar de comerciais na década de 70, também interpretou outro espião nazista, completamente atrapalhado da KAOS, Shtarker em o Agente 86, incorporou outros papéis em filmes e na televisão, foram cerca de 40 episódios, incluindo Bonanza, Chips, Combat. Moody morreu em 07 fevereiro de 2001, em Tarzana, Califórnia.

Shtarker comparça e amigo fiel de Siegfried na KAOS, repleto de feitos atrapalhados é quase infantil, uma de suas peculiaridades são os estranhos sons e efeitos que emite pela boca, quando é prontamente repreendido pelo "amigo", totalmente dedicado, vive somente para servir a organização criminosa.




William Schallert

William Schallert nasceu em 1922 e teve uma carreira de muito sucesso na televisão, muitas vezes interpretando figuras de autoridade. Ele também foi  bem sucedido no teatro e no cinema, além de ser o presidente do Screen Actors Guild.

Schallert  fez um "homem velho" que foi o pai Patty Duke em The Patty Duke Show. Foi Schallert que sugeriu que  o Almirante fosse incapaz de sentar em uma cadeira e também o "Alguém poderia me dar um empurrão?". O almirante apareceu em três episódios, embora se pareça mais, não é? Schallert também foi O Exterminador na quinta temporada da série.

Schallert agora pode ser visto vendendo seguro de vida na televisão. Ele também repetiu seu papel como pai de Duke em uma versão recente da série antiga.



Red


Vermelho teve uma carreira não tão bem sucedida interpretando Fang. De acordo com todos os associados com o show, Red simplesmente não ouvia as instruções. Tiros que envolveram fang acabaram correndo e o custo de produção em horas extraordinárias e tempo perdido. Depois de alguns episódios na série, Red  foi retirado dos planos de episódios.

Red foi treinado por Rudd Weatherwax, que também treinou Lassie. No Agente 86, ele foi treinado por Bill Weatherwax.

Antes do Agente 86, Red fez Jasper em Bachelor Father. Naquele show, ele foi treinado por Frank Weatherwax.

Nenhum comentário: